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Dicas para abrir uma loja virtual e ter sucesso na internet

Abrir uma loja virtual na internet tem inúmeras vantagens sobre abrir uma loja física.

Com uma loja online, existem milhões de possíveis clientes que podem ser alcançados do conforto de sua casa ou escritório.

Hoje em dia está muito fácil e barato abrir uma loja virtual se formos comparar com os custos para abrir um negócio de tijolo e cimento tradicional.

Além disso qualquer pessoa física, mesmo sem ter um CNPJ ou empresas registradas, pode abrir uma loja virtual para revender variados tipos de mercadorias pela internet.

Mas, para aumentar as chances de ter sucesso, é preciso ter um certo planejamento do negócio.

É necessário um bom produto, um site fácil de navegar, uma logística eficaz, e um plano sólido de divulgação e marketing na internet.

Desenvolvendo o Produto e o Plano de Negócios

 

1- Decida o que vender e como entregar as mercadorias em sua loja virtual

Ao decidir abrir uma loja virtual na internet você já deve ter uma ideia do que deseja oferecer, e da logística que será utilizada para que suas mercadorias chegue aos clientes.

Tenha em mente que alguns produtos são mais fáceis de se vender na internet, por ser algo palpável, que pode ser entregue, enquanto outros produtos, podem ser um pouco mais complicado vender por uma loja, pelo fato dos clientes não poderem ver o que estão comprando fisicamente, como no caso de cursos e treinamentos.

Em todo caso, acredite no valor de seu produto, ou ficará difícil entrar em sintonia com os seus clientes e entregar algo que realmente pretendem comprar.

Aqui vão algumas questões a considerar antes de abrir sua própria loja virtual na internet:

*Seu produto precisa ser enviado fisicamente ou pode ser enviado via internet?

Se seu produto precisa ser enviado fisicamente, busque fazer um contrato com uma empresa de entrega, afinal você não vai querer deixar seus clientes na mão após a compra.

Se o seu produto for um produto digital, deixe isto bem claro no site, e as formas de entrega. Busque entregar o seu produto digital, o mais rapidamente possível após a aprovação do pagamento, tendo em vista que não será necessário o deslocamento físico do produto.

*Há a necessidade de ter um estoque, ou serão apenas produtos digitais
Caso seu produto seja físico, veja a necessidade de um estoque, e busque organizar um espaço para o estocamento do produto para suprir a demanda de compras, mas caso seu produto seja digital, com certeza isto não será uma preocupação.

*A gama de produtos vendidos na loja virtual será ampla ou a loja será especializada em um nicho?
Não tente atirar para todos os lados se você não tem condições físicas, logísticas ou financeiras para bancar uma ampla variedade de segmentos. Para os iniciantes o ideal é focar em um só mercado ou nicho.

*Você fabrica o produto? Se este for o caso, certifique-se de que há capacidade de produção para suportar a demanda, caso não fabrique, estabeleça um relacionamento com um fornecedor confiável.
Se você mesmo for o fabricante do produto, busque contratar mais mão de obra, caso as vendas comecem a crescer em um rítmo mais acelerado do que a produção.

Caso não seja o fabricante busque estipular parcerias com fornecedores a fim de garantir um fluxo constante de vendas e entregas de mercadorias.

2 – Encontre um nicho e seja diferente

Saber o que vender é apenas uma parte do sucesso de um comércio online.

Você deve descobrir o que diferencia os seus serviços dos outros similares que estão disponíveis na internet.

Por que um cliente deve comprar roupas na sua loja quando existem outras 1000 lojas iguais?

*Pesquise. Não tente abrir uma loja virtual na internet antes de verificar os sites dos concorrentes. Pense nos melhores lugares para fazer publicidade, e verifique a competitividade desses locais.


*Ofereça algo realmente original. Seja a venda de produtos físicos ou digitais a originalidade de seu trabalho pode ser o seu grande diferencial. Procure o equilíbrio entre algo único e atraente.


*Expertise. Talvez a qualidade que diferencia a sua empresa é a especialização no tipo de produto que está vendendo. Inclua paixão e conhecimento do produto em sua descrição.


*Facilite o processo de compra. Mesmo com vários produtos similares no mercado, as pessoas preferem lojas que tornam a experiência de compra mais fácil e divertida.


*Certifique-se de que seu site é fácil de navegar e fácil de compartilhar. Proporcione um serviço ao consumidor mais espetacular do que os outros concorrentes.


3 – Crie um plano de negócios básico para sua loja virtual

Antes de começar a idealizar sua loja online, tire um tempo para descrever em um papel, um plano de negócios básico sobre a perspectiva que você tem de sua loja futuramente:

Mesmo que você não esteja pensando em atrair grandes investidores no começo da carreira, isso ajudará a descobrir os passos necessários para tornar a sua loja um sucesso, visando lucros e já preparando o ambiente para os gastos relativos ao projeto.

Cole este plano de negócio em um lugar onde você possa sempre consultar. Descubra o custo operacional de sua loja virtual, e antes mesmo de abrí-la, veja a estratégia de marketing que será utilizada e os custos de divulgação e entrega dos produtos.

Para estas questões leve estes fatores em consideração:

*O Custo de produção. Você vai fabricar o produto ou comprar de uma indústria para revender? Vale a pena?
*Os custos de frete sobre o lucro adquirido? Vale a pena?
*Impostos, você terá que pagar para comercializar este produto?
*O valor de salário de funcionários, caso aplicável?
*Tarifas relativas ao site e a hospedagem?


Construindo a sua loja Online

Registre um domínio:

Escolha um nome para a sua loja virutal que seja curto e fácil de lembrar, e tente ser único, já que os mais óbvios já estão ocupados.

Busque uma empresa de registro de domínios e tente várias alternativas até encontrar um domínio, que você goste, que tenha a ver com o nome do negócio, e que ainda não esteja em uso.

Caso você realmente queira um domínio que já está registrado, seja criativo. Adicione uma pequena palavra, ou coloque um traço.
A empresa de registro oferecerá sugestões próximas do que você deseja.


Escolha uma hospedagem.

É importante encontrar uma empresa confiável. Ela será a espinha dorsal de sua loja, e caso opte por uma hospedagem sem qualidade, seu site poderá ficar instável e fora do ar, o que ocasionará em perda de vendas.

Existem serviços grátis, mas como você está vendendo produtos, é necessário pagar por um serviço de hospedagem que ofereça tudo aquilo que você deseja, além de confiabilidade.

É necessário espaço em seu servidor, o bastante para crescimento, caso o negócio dê certo.
Busque um serviço que permita personalização, caso esteja planejando em programar a loja você mesmo.
Busque uma empresa de hospedagem que tenha características de linguagem que se adequem ao seu negócio.


Projete o site

Faça você mesmo, compre um script pronto ou contrate um web designer. A ênfase deve estar em mostrar o produto e tornar o processo de compra o mais fácil possível.

Não caia na armadilha de fazer um site cheio de coisas, quanto mais direto, melhor.

*Inclua uma maneira de armazenar endereços de e-mail, para possibilitar o envio de propagandas e ofertas especiais.
*O cliente deve fazer no máximo dois cliques e seu cadastro, para completar a compra.
*Escolha poucas cores e fontes maiores
*Escolha um template de loja virtual que possa apresentar seu produto com imagens de todos os ângulos possíveis ao cliente.


Escolha um sistema de pagamento confiável e abra uma conta de comerciante

*Se você é iniciante é necessário escolher um site confiável para recebimentos online para possibilitar o pagamento com cartões de crédito.
*Um banco pode sair muito caro, então pequenos empresários acabam escolhendo sistemas como Paypal, Pagseguro ou Bcash.
*Utilize os sistemas de pagamentos online para dar mais segurança a compra, tanto para você como para o cliente comprador.
*Tais sistemas não exigem pagamentos mensais, e você pagará uma pequena taxa apenas após concretizar as vendas online.

Mais algumas dicas de como Criar uma Loja Virtual

1-Informação: Antes de se aventurar num site de e-commerce, faça uma análise prévia do seu segmento e lojistas conhecidos que já estejam online. Avalie quanto você precisará para o investimento inicial e capital de giro. Procure fazer o melhor para se diferenciar no mercado!


2- Tecnologia: A plataforma de ecommerce escolhida tem que ser sua amiga, de fácil utilização, atualização e customizada para aparecer bem no Google.


3- Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se não somente em ter um preço competitivo, mas também, com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete elevado é um grande impeditivo para o fechamento de vendas.

Algumas alternativas a considerar antes criar sua loja virtual

Uma outra alternativa para quem pretende abrir uma loja virtual na internet, seria revender produtos em sites como o Mercado livre, Quebarato e outros classificados online que oferecem este serviço.

Com esta alternativa você não teria que investir em um site, hospedagem ou domínio próprio, mas como consequência terá que utilizar o sistema de terceiros para a venda de suas mercadorias e ainda sim pagar uma alta comissão sobre a venda de cada produto no site.

O difícil de trabalhar no mercado livre, é competir com outros vendedores mais profissionais, e de alta reputação no mercado.

Mas se você deseja se dar bem neste quesito indicamos o curso Como Vender no Mercado Livre com vídeo aulas que ensinam em detalhes os maiores segredos dos melhores vendedores do site!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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